Abordar o assunto “finanças” nunca é uma tarefa fácil, mas você já percebeu que falar sobre administração financeira para mulheres parece especialmente mais difícil do que abordar esse mesmo assunto dirigindo-se aos homens?
E isso não é apenas uma impressão nossa: já existem diversos estudos que mostram que as mulheres, mesmo aquelas com bons empregos e carreiras bem sucedidas, têm menos educação financeira do que os homens.
Além disso, estamos inseridas em uma sociedade em que vivemos mais, ganhamos menos e acabamos fazendo jornada dupla, nos dedicando o dobro do tempo em comparação aos homens aos cuidados domésticos, de crianças e familiares.
Talvez seja justamente por isso que, ao longo da nossa vida, não somos estimuladas a conversar sobre o assunto e a nos planejar financeiramente, deixando essa responsabilidade ao cargo de terceiros (pais, maridos, gerente do banco ou mesmo filhos).
No entanto, o domínio da administração financeira para mulheres é essencial para promover a nossa liberdade, pois com nossa independência financeira e o controle sobre o nosso dinheiro, temos o poder de escolher entre o que nos faz ou não faz bem.
Por isso, está mais do que na hora de mudarmos essa realidade, certo?
Solteiras, divorciadas, viúvas e mulheres casadas (afinal, estamos em pleno século 21!) precisam ser capazes de ter controle sobre o próprio orçamento.
O lema aqui é: “Meu dinheiro, minhas regras”! Então, continue com a gente para conferir algumas dicas para promover sua inteligência financeira de forma a garantir uma vida abundante no presente, sem deixar de construir suas economias para o futuro.
Dicas especiais sobre administração financeira para mulheres
Vem com a gente conferir algumas dicas especiais sobre administração financeira para mulheres e seja dona do seu próprio bolso:
1. Não confie em outras pessoas leigas
Meio óbvio, porém nada é mais real do que isso. Quando o assunto é administração financeira, confie em si mesma (e não em outras pessoas leigas) para buscar a sua estabilidade financeira.
Se você não se sente segura, não se preocupe: há livros, sites, aplicativos, cursos e serviços especializados para ajudá-la. Nós, da Batom Azul, estamos aqui para isso também!
2. Estabeleça metas
Coloque em um papel o que você deseja alcançar, os recursos que possui para isso e de que maneiras poderá chegar lá.
Não esqueça que as metas precisam ser mensuráveis, alcançáveis e específicas – ou seja, nada de deixar de lado quando ela deve ser concluída, ok?
3. Não use dinheiro para se sentir melhor
Essa é muito importante!
Uma das dificuldades comuns na administração financeira das mulheres é se dar “mimos” o tempo inteiro, especialmente para recompensar atividades como trabalho em excesso ou uma dieta seguida à risca. Mas se você associar “consumo” a “recompensa”, irá criar uma bela bola de neve…
4. Gaste menos do que ganha
Nem que isso signifique fazer ajustes no orçamento e apertar o cinto. Assim, você conseguirá poupar aos poucos e criar sua segurança financeira.
Então, anote: nada de “passar no crédito e ver como faz no mês que vem”, ok? Isso vai totalmente contra uma boa administração financeira para mulheres.
[ecp code=”Geral”]
5. Estude
Mulheres com educação superior ganham mais do que aquelas que só completaram o ensino médio. Então não tenha medo de encarar uma faculdade, uma pós-graduação e outros cursos que estiverem ao seu alcance!
6. Construa um fundo de emergência
Aquele rico dinheirinho que você poupou será muito útil em momentos de emergência, como a perda de um emprego ou um acidente.
Então considere que você ganha ao menos 10% a menos do que a sua renda líquida real (o ideal é chegar aos 20% com o tempo) e reserve esse dinheiro para emergências…
Mas emergências reais, hein? Comprar um vestido novo porque o antigo já foi usado em outro casamento não é uma emergência!
7. Não tenha medo de conversar sobre dinheiro
Se você é casada, não hesite em conversar com seu marido sobre o orçamento, caso ele controle as finanças da sua casa. Isso vai ajudar você a aprender mais sobre o assunto e a começar a ajudar no planejamento das finanças familiares.
O mesmo serve para quem ainda mora com os pais ou para as mulheres cujos filhos assumiram o controle das finanças.
8. Não tenha medo de falhar
Não deixe o medo de falhar ou de perder dinheiro parar você!
Errar é humano e, por mais que esse seja um tópico delicado e que pode causar muita dor de cabeça, ter pouco dinheiro não é o fim do mundo. Comece aos poucos até se sentir confiante – e não desanime!
9. Aprenda com seus erros
Apesar de errar ser humano, cometer o mesmo erro duas vezes é estupidez, não é mesmo? Então aprenda com seus erros, estude junto a especialistas para entender por que eles aconteceram e siga em frente.
—
Por fim, temos um convite: que tal começar a construir seu bem-estar financeiro gerenciando corretamente seu orçamento doméstico? Nós preparamos um treinamento gratuito sobre como fazer isso, que você pode conferir clicando aqui. Vamos nessa? – Não é um treinamento gratuito e sim uma planilha financeira para organizar as finanças com vídeo explicativo.
Referências:
- https://www.nytimes.com/2010/04/24/your-money/24money.html
- https://www.indiainfoline.com/article/research-articles-personal-finance/the-a-to-z-of-women-and-money-management-114031000408_1.html
- https://www.thebalanceeveryday.com/how-to-set-financial-goals-1388522?_ga=2.75999381.1263740507.1524190983-1107222749.1510458037
- https://www.thebalance.com/top-ten-money-tips-for-women-1290009