“Para onde vai o meu dinheiro?”
A pergunta atormenta muitas mulheres, especialmente no fim do mês – e, por mais que o hábito de manter um caderno de finanças pessoais seja saudável, ele não é muito comum.
Um estudo da Gallup, feito nos Estados Unidos, mostrou que os americanos gastam cerca de US$ 87 por dia em itens supérfluos.
Coloque aí o chiclete comprado no balcão enquanto paga a conta do almoço, um brinco comprado só porque era bonito ou aquela blusinha que estava na promoção, mas que vai acabar esquecida no armário… A lista vai longe.
E é justamente para controlar esse tipo de gastos que o caderno de finanças pessoais serve!
Ao anotar todas as suas despesas, fica mais fácil ter uma visão clara do destino do seu dinheiro. No fim do mês, a resposta para a pergunta do começo desse post vai se tornar muito menos assustadora, pois tudo estará devidamente registrado.
Gostou da ideia e quer saber como adotar o método no seu dia a dia? Então continue nos acompanhando!
4 dicas para manter um caderno de finanças pessoais e organizar seu orçamento
Já falamos aqui sobre como uma mulher dona do próprio bolso é mais empoderada.
E essa missão não é nenhum bicho de sete cabeças… Na verdade, basta um pouquinho de organização, paciência e disciplina para seguir algumas regrinhas:
Estabeleça metas financeiras
Comece fazendo uma lista de seus gastos fixos, como contas de telefone, aluguel, carro, etc. Desconte as despesas de sua renda mensal e veja quanto sobra.
Isso é o que você tem para gastar. Não esqueça desse valor e não se permita ultrapassá-lo!
Mas que tal ir além?
Comece estabelecendo pequenas metas para organizar seu orçamento, que vão funcionar como um “empurrãozinho” para você não sair da linha — afinal, a sensação de “missão dada, missão cumprida” é muito gratificante.
Experimente determinar que todo mês vai poupar uma quantia “x” e, aos poucos, aumente esse valor. Para não desanimar, seja realista e não espere fazer milagres da noite para o dia; reforçamos: vá gradativamente aumentando o percentual da sua receita que você economiza.
Crie seu caderno de finanças pessoais
Ele não precisa ser chique, nem precisa ser um caderno de fato: atualmente, já existem aplicativos de controle de orçamento para celular prontos para uso. O importante é escolher aquele que vai deixar você mais confortável, pois esse acompanhamento deverá se tornar seu fiel escudeiro no dia a dia.
E vale um pequeno “merchan” da nossa parte?
Aqui na Batom no Azul nós vendemos nosso próprio caderno de finanças pessoais para mulheres: a Agenda da Batom. Afinal, apesar de toda a tecnologia atual, muitas pessoas ainda precisam “riscar” no papel para firmarem um compromisso!
Nossa agenda é um diário de calendário flexível (para que você possa começar no mês que desejar), que vai te auxiliar a trazer ordem, controle, economia, autodisciplina e serenidade para a sua rotina.
Lá na nossa loja online temos um formulário específico da Agenda da Batom. Basta você preencher seus dados por lá, para que a gente te retorne explicando tudinho sobre ela!
Crie o hábito de anotar tudo nele
Comprou o chiclete? Anote! Resolveu se dar uma hora de massagem de presente de final de mês? Vai para o caderno.
Mesmo que a compra tenha sido graças a algum bônus recebido, não deixe de anotar, pois isso dará a você uma noção melhor de seu estilo de vida. Determine um dia para começar e mantenha a disciplina. Você verá que compensa – e muito!
[ecp code=”Geral”]
Analise os resultados
De nada adianta anotar tudo no seu caderno de finanças pessoais se você não fizer a avaliação de seus gastos no fim do mês.
Tenha paciência para sentar, fazer um pouquinho de contas e descobrir como você gastou seu rico dinheirinho. Feito isso, determine o que dá para cortar e crie novas metas para o próximo mês, lembrando de ir com calma para não desistir!
—
Manter um caderno de finanças pessoais é quase como ir à academia: requer disciplina, pode ser cansativo às vezes, mas ver resultado depois de alguns dias compensa todo o seu esforço!
Experimente essa sensação e você verá que é possível fazer grandes economias, equilibrar o orçamento e começar a fazer investimentos que garantam o sucesso financeiro a longo prazo, sem deixar de aproveitar sua vida agora.
Por fim, temos um convite: que tal começar a construir seu bem-estar financeiro gerenciando corretamente seu orçamento doméstico? Nós preparamos um treinamento gratuito sobre como fazer isso, que você pode conferir clicando aqui. Vamos nessa? – Não é um treinamento gratuito e sim uma planilha financeira para organizar as finanças com vídeo explicativo.