A Black Friday está chegando e empresas de diversos segmentos já começaram a divulgar promoções para a data. Nos últimos anos, os bancos e corretoras passaram a participar da data e a oferecer benefícios como cashback e investback. Para o investidor, surge uma pergunta importante: será que esses programas realmente valem a pena para o seu bolso?
Como funciona o cashback e o investback
O cashback é um programa de recompensa, em que um percentual do valor gasto retorna para você em crédito para gastar em determinadas compras. Já o investback é uma variação disso: em vez de receber o dinheiro para consumir, a pessoa recebe o porcentual de suas compras em forma de investimento. Por exemplo, se o programa oferece 1% de investback e você gasta R$ 5 mil, R$ 50 vão direto para um investimento.
Vale a pena?
Paula Bazzo, planejadora financeira CFP pela Planejar, ressalta que o mais importante é pesquisar e comparar ofertas. No caso do cashback, verifique o preço dos produtos na loja que oferece esse benefício. “De alguma forma, o cashback está contido no preço dos produtos que estão sendo comercializados”, diz Paula. Então, faça as contas para ver se vale a pena comprar na loja que oferece o cashback e usar o crédito ou se é melhor comprar os produtos que você quer em outros estabelecimentos.
Para ver a materia completa acesse: https://borainvestir.b3.com.br/objetivos-financeiros/organizar-as-contas/cartao-de-credito-com-cash-back-e-invest-back-vale-a-pena-veja-como-avaliar/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZm4KJMVBVNULFCpI5b6KiqJBuieQCX6rYWbZTNxMEp6idsDVg6nlsYN90_aem_vnbSFkWryQpreux0eBNKmg
Fonte: Bora investir