Finanças pessoais para mulheres: 9 livros para instigá-la!

O estereótipo de que mulheres gastam mais do que os homens e de que elas não sabem se organizar financeiramente é só isso: um estereótipo. Afinal, de acordo com um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 40% das mulheres são responsáveis pelas decisões do orçamento familiar.

Diante disso, é fundamental discutirmos mais sobre finanças pessoais para mulheres e levarmos o nosso conhecimento sobre o assunto cada vez mais longe!

E foi pensando nisso que selecionamos, aqui na Batom no Azul, alguns bons  livros sobre finanças pessoais para mulheres que já tivemos a oportunidade de ler – dos best sellers aos injustiçados.

Acompanhe com a gente e aproveite para nos contar nos comentários quais são os seus favoritos!

 

1. Valor Feminino: Desperte a Riqueza que Há em Você (Andrea Villas Boas)

A autora Andrea Villas Boas, que é psicóloga e empreendedora, explora nesse livro a relação das mulheres do Brasil com o dinheiro.

Além de trazer dicas sobre investimento e finanças pessoais, ela cita ainda os aspectos educacionais, religiosos e culturais que ajudam a moldar os hábitos das brasileiras.

Ou seja: temos aqui um “prato cheio” para quem quer aprender sobre finanças para mulheres a partir de um viés comportamental, aplicado à nossa realidade nacional. (Só encontramos em Sebos)

[ecp code=”Geral”]

2. Escassez (Eldar Shafir e Sendhil Mullainathan)

“Escassez” foi eleito o melhor livro de ciências de 2014 pela revista New Scientist, então… Já dá para imaginar que estamos falando de um conteúdo diferenciado aqui, né?

Nesse livro, Shafir e Mullainathan abordam o tema “endividamento” comparando esse problema com outras formas de escassez, como a falta de tempo nos dias modernos.

Se você está enfrentando problemas de falta de recursos (sejam ele financeiros ou não), enquanto pessoa física ou enquanto empresa, essa leitura é obrigatória! (Disponível na Amazon)

 

3. As Mulheres e o Dinheiro (Suze Orman)

Nesse livro, a consultora financeira americana Suze Orman analisa a relação feminina com o dinheiro, traz várias dicas inteligentes de finanças pessoais para mulheres e ainda nos ensina como analisar comportamentos para superar traços de personalidade que podem limitar (e até impedir) nosso sucesso financeiro.

Se você está ingressando agora no mundo das finanças, nossa dica é: comece por “As Mulheres e o Dinheiro”. Você não vai se arrepender! (Disponível na Amazon)

 

4. Warren Buffett investe como as mulheres (Louann Lofton)

E se alguém lhe dissesse que Warren Buffett tornou-se o investidor mais bem-sucedido do mundo utilizando traços femininos de personalidade? É o que Louann Lofton revela nesse livro!

Assim como as mulheres geralmente fazem, Buffet aposta em investimentos de baixo risco, estuda muito antes de tomar uma decisão importante e raramente mexe nas economias. Leitura recomendadíssima! (Também tem na Amazon)

 

5. Como Gastar sem Culpa e Investir Sem Erros (Mara Luquet)

Essa é uma leitura um pouco diferente, já que, como a própria autora descreve, esse livro se trata de um verdadeiro guia de finanças pessoais, que é inspirado na sua experiência profissional enquanto jornalista durante uma viagem ao Butão.

Ah, e o melhor: “Como gastar sem culpa e investir sem erros” é muito mais didático do que teórico, já que foi escrito como se fosse um diário da jornalista, funcionando também como um “guia de estudos” que você pode consultar sempre que precisar.

 

6. Bolsa Blindada (Patricia Lages)

Este livro é um manual de finanças pessoais para mulheres, voltado especialmente àquelas que estão começando no mundo da economia. A linguagem simples e bem-humorada torna a leitura fácil e divertida, desmistificando o “economês”. (Disponível na Amazon)

7. O Lado Invisível da Economia – Um Olhar Feminista (Katrine Marçal)

Este livro aborda um problema que sempre destacamos em nossas palestras: o pensamento econômico ainda é muito pensado a partir de uma visão masculina, excluindo as mulheres das teorias econômicas e relacionando sempre a figura feminina aos cuidados do lar.

Se além de finanças você também se interessa por feminismo, esse livro vai lhe proporcionar o conhecimento e o embasamento necessário para preparar seus argumentos e, claro, para agir! Afinal, o principal objetivo da autora é começar a construção de um pensamento econômico mais igualitário. (Você encontra na Amazon)

 

8. Aposentada Ficava a Sua Avó (Andrea Assef e Mara Luquet)

Mais um livro incrível da Mara Luquet, dessa vez em parceria com a também jornalista Andrea Assef.

Neste livro, elas trazem dicas preciosas para quem deseja poupar para o futuro, abordando também outros assuntos relacionados ao envelhecimento, como saúde e comportamento.

E o subtítulo da obra já diz tudo sobre a linguagem utilizada pela autoras: “Um guia de independência financeira das meninas iradas!”. Ou seja: espere muita leveza, descontração e até mesmo uma linguagem um pouco mais infantojuvenil do que as demais obras que citamos. (Disponível na Amazon)

 

9. Quanto vale o meu negócio? (Lilian Carrete)

Podemos classificar o livro “Quanto vale meu negócio? – O empresário no divã” como um manual de finanças para empreendedores.

Nessa obra, Lilian Carrete traz exemplos práticos e acionáveis de finanças para quem está abrindo o próprio negócio, sem deixar de apresentar a teoria e os conceitos que embasam cada uma de suas dicas. Portanto, temos aqui uma boa leitura para nossas empreendedoras! (Link para Amazon)

E aí, gostou das nossas dicas de leitura sobre finanças para mulheres?

Por fim, temos um convite: que tal começar a construir seu bem-estar financeiro gerenciando corretamente seu orçamento doméstico? Nós preparamos uma planilha financeira para organizar suas finanças, com vídeo explicativo, que você pode conferir clicando aqui. Vamos nessa?

[ecp code=”Geral”]

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima