Com certeza, se você ficou com algum dinheiro na sua conta do banco, seu gerente ligou para você dizendo: “Você tem um dinheiro na sua conta que está parado, o que acha de colocarmos num CDB para fazer render seu dinheiro? Você vai ganhar mais que na poupança”!
Talvez você tenha respondido que sim, só porque confia nele. Talvez tenha dito que não porque não gosta de colocar em risco seu dinheiro se não sabe o que vai acontecer com ele. O que é, afinal, CDB?
Literalmente, é Certificado de Depósito Bancário. É uma das formas que os bancos têm de captar dinheiro.
[ecp code=”Geral”]
Na prática você está emprestando dinheiro ao banco para ele poder usar como quiser. Em troca, o banco pagará a você seu dinheiro de volta mais uma percentual de juros.
Investindo seu dinheiro no seu banco, só terá acesso ao CDB daquele Banco. Comprando nas Corretoras, você pode avaliar a rentabilidade de diversos bancos e comprar o que melhor remunera.
Procure não aceitar CDBs que paguem menos de 100% do CDI. É um investimento de baixo risco e é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que será tema uma postagem futura, fique de olho!